O QUE É UM CASE PARA HD? E COMO ESCOLHER UMA?
- Eng Malquiel Lopes
- 25 de dez. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de abr.

Em resumo, usar uma case para HD externo como forma de armazenamento de dados importantes, oferece uma série de benefícios. A proteção física, a resistência a fatores ambientais adversos, a organização e a praticidade são apenas algumas das vantagens que você pode obter ao investir em uma case de boa qualidade. Portanto, se você precisa transportar e proteger seus dados importantes de forma segura, considere adquirir uma case para HD externo que tenha protocolo UASP.
Muitas pessoas acordam de manhã, e quando vão ligar o computador, nada mais existe, simplesmente o computador não liga. E é nessa hora que bate o desespero, e você diz. Porque não fiz o backup desses arquivos? Por esse motivo venho trazer algumas dicas em armazenamento de dados externos que existem no mercado e é bem provável que você vai gostar delas. Quais os benefícios de usar uma case? Todas são iguais? Qual a melhor tecnologia?
Usar uma case para HD externo como forma de armazenamento de dados pode trazer uma série de benefícios e esses dispositivos são projetados para proteger e preservar seus arquivos, oferecendo uma solução conveniente e segura para armazenamento portátil.
Acredito que você tenha em sua casa um HD antigo de 2.5 polegadas, aquele mecânico, ou até mesmo um SSD (dispositivo de armazenamento solido), eles são ótimos para usar para armazenar dados e garantir que eles não se percam seus os arquivos, porém, precisa de um dispositivo para fazer a sua conexão entre seus contatos à porta USB do seu computador, pois a conexão do HD que antes era usada internamente no computador por cabo SATA, agora precisa de um conversor para transforma-lo em conexão USB.
É nesta hora que vem a dúvida. Qual é o melhor? Pois temos conversor SATA para USB que é mais simples, porém temos que ressaltar alguns detalhes.
Esse conversor é ótimo para SSD´s, pois o SSD não necessita de uma grande quantidade de corrente elétrica, tornando mais econômico e rápido em suas transferências de dados, mas caso você tem a necessidade de usar em HD de 2.5 ou 3.5 polegadas mecânicos, acabam dando alguns erros por necessitar de mais energia, e por esse motivo faz se necessário usar uma fonte de alimentação externa para fornecer 2 amperes para suprir a falta de potência.
Mas existe outro modelo que não necessita de fonte de alimentação auxiliar externa, pois nele contém um circuito eletrônico chamado de conversor boost. Um circuito boost, é composto por um circuito eletrônico que aumenta a tensão de entrada para uma tensão de saída maior. Esse tipo de conversor é comumente usado em aplicação onde é necessário fornecer uma tensão maior do que a disponível na fonte de alimentação, transformando a tensão de 5 Volts da porta USB para 12V e 5V, e mantendo sua corrente necessária para operação, tornando muito mais seguro e prático para HDs de 2.5 polegadas, o ruim que ele não aceita HDs de 3.5 Polegadas devido seu tamanho.

Essa case possuiu uma comunicação de protocolo UASP, que quando conectado na porta 3.0 tem velocidade 20 vezes mais rápido, chegando a 5Gb por segundo, e pode ser usada para Windows xp, vista, Linux, MAC IOS, torando sua vida muito mais pratica e eficiente. Então me diz ai, qual das duas Cases é melhor para você? Deixe nos comentários, grande abraço, valeu